Diário do TEO: Edição Especial – OBRIGADO BOMBEIROS!

E de repente o passeio pelo norte de Portugal que estava tão lindo, Teo e sua família percorrendo estradas bem conservadas, paisagem bonita - MUDOU COMPLETAMENTE! 

ATENÇÃO ao dirigir!

Muita névoa... névoa? Como assim?...  

NADA DISSO!

Fumaça mesmo! 

O Teo lembrou que lá na escola em Regolish, comentaram que havia um tempo, no Brasil, que queimavam as plantações de cana, depois da colheita, e a fumaça invadia as cidades. E que, ainda hoje, acontece com as tais queimadas clandestinas, pois essa prática está proibida.

E aqui em Portugal, o que está acontecendo? Os pais do Teo explicaram, que pelo calor e a seca, o fogo rapidamente se alastra pelas matas e plantações, chegando até em cidades. Um perigo para a população e para os animais. As notícias desse início de agosto, mostravam quase 50 focos de incêndio em Portugal, mobilizando os bombeiros das diversas regiões, que tentam dar conta desses incêndios.

O mais triste é que grande parte, senão a maioria, são incêndios que poderiam ser evitados. Há histórias de crianças brincando com fogo, alcóolatras enfurecidos, brigas entre vizinhos, bitucas de cigarro na mata....

E ainda muito preocupado e emocionado com as informações sobre esses incêndios, o TEO tem a boa surpresa ao encontrar bombeiros, voltando de uma região, onde em comboio, tinham ido a combater o fogo.

UAU... MUITO EMOCIONADO!  Esses são os verdadeiros heróis!!

UAU... são queridos e muito simpáticos! Tiraram fotos comigo!

MUITO OBRIGADO SENHORES E SENHORAS BOMBEIROS.

Emoção total. Olha só! TIRARAM FOTOS COMIGO ! Fica o registro desse momento. O comboio de bombeiros que encontramos eram, além dos de Santarém, que nos receberam muito bem, carrosde Almerim, Torres Novas, Barquinha, Constancia e Caxarias.

Que trabalho incrível vocês realizam!

Olha só aí turma de Regolish! Me deixaram ver um tantinho do carro deles! Esse carro é dos bombeiros de Santarém.

E os pequenos de Regolish, muito emocionados com o relato do Teo, resolveram homenagear os BOMBEIROS – todos eles... que realizam um trabalho de formiguinha, no dia a dia.

Combatendo o fogo ou mesmo, prevenindo.

Balões, fogos de artifício, brincadeiras, descuidos; maldade. Bombeiros que trabalharam nas Torres Gêmeas, no 11 de setembro, bombeiros que cuidam das matas, preservam a vida!..  que resgatam um gatinho, em cima de uma árvore....

 E foi pesquisando para essa homenagem, que descobriram DATAS COMEMORATIVAS:

Dia 4 de maio é o dia do Bombeiro, em várias regiões da Europa – é o dia de São Floriano, patrono dos bombeiros.

No Brasil a data de comemoração é 2 de julho. (data criada desde 1856).

Nos Estados Unidos, após a tragédia do dia 11 de setembro, não há uma pessoa que não agradeça, nesse dia, o incrível trabalho dos bombeiros.

MUITO INCRÍVEL-  No site dos Bombeiros em Portugal, há um local – ESPAÇO JUVENIL – com jogos e brincadeiras. Um lado preventivo e educativo muito incrível.

Vídeos infantis, páginas para colorir, história de forma educativa com desenhos!

E até a divulgação dos desenhos da Disney referentes ao assunto!

Você pode acessr o site dos Bombeiros de Portugal

No Brasil há uma página no facebook, dos bombeiros:

Pesquisa de datas comemorativas na Wikipédia  

Essa estória do Teo, especial homenagem ao trabalho dos Bombeiros, foi inspirada na visita a Portugal em agosto de 2015. A história é  válida para o momento atual - agosto de 2016 -quando ocorrem novos grandes incêncios. No Funchal, Ilha da madeira, esses incêndios estão invandindo a cidade.