Olimpíadas

Os pequenos de Regolish estavam reunidos e comentando sobre os Jogos Olímpicos. Tem muita notícia a respeito. Falam das obras, dos jogos, contam algumas histórias, mas gostam mesmo, comentou a Lazinha de chamar atenção para os erros, para o que dá errado e cada um tem uma opinião sobre a importância desses jogos...

E decidiram procurar informação e participarem de um jeito diferente! Dividiram tarefas, formaram “grupos de trabalho” como gosta de chamar a Lazinha, ou equipes, como diz o Kiko, que adora futebol e sabe da importância de todos jogarem em equipe. 

A Lazinha e a Zita foram para a biblioteca pesquisar a respeito da história dos Jogos Olímpicos. O Geo foi junto, para pesquisar sobre o seu significado.

Os outros, foram enfeitar Regolish e organizar local para acompanharem os jogos.

Alguns dias depois se encontraram, com tudo pronto!

DESCOBERTAS DA LAZINHA E DA ZITA

As Olimpíadas Antigas surgiram no ano muito antes do que se chama a Era Cristã, na cidade de Olímpia, na Grécia. E duraram mais de 600 anos.

Os vencedores eram considerados heróis. Através dos jogos, buscavam uma melhor convivência entre as cidades, homenagear seus deuses e valorizar a saúde através da prática de esportes.

A Olimpíada da Era Moderna aconteceu em Atenas, em 1896. Participaram 10 países, 300 atletas e disputaram 9 modalidades de jogos.

DESCOBERTAS DO GEO

A atual bandeira dos Jogos Olímpicos foi criada por Pierre de Coubertin e foi utilizada a partir dos jogos de 1914.

A bandeira de fundo branco possui 5 anéis representando os 5 continentes, integrando todos os países. As cores foram escolhidas, através das cores de todas as bandeiras dos países – e as 5 mais utilizadas formaram os anéis. Na Floresta dos Rolls, os aneis foram recobertos por flores e bolinhas de sabão! 

Essa representação dos continentes entrelaçados, dá o significado da universalidade dos jogos e o espírito das olimpíadas entre os jovens – a união e a integração dos povos através dos jogos.

A Paraolimpíadas teve origem na Inglaterra, com jogos voltados para valorização dos militares feridos na segunda guerra mundial. Só a partir de 1992 que os jogos paraolímpicos  acontecem junto às Olimpíadas. Atualmente são 27 modalidades.

E os pequenos de Regolish, entenderam a importância da realização desses jogos. Do encontro entre jovens de vários países. Culturas diferentes, disputando modalidades, das mais diversas. Um entrosamento entre as nações.

E o Kiko se deu conta de que as competições, além da disputa das medalhas de ouro, prata e bronze, apresentam inúmeros atletas, que treinaram, disputaram para poder representar seu país. A Nina teve que aprender a “conversar” com sua agonia, aquela ansiedade danada de querer assistir a TODOS os jogos, saber de TUDO. Teve que escolher as modalidades que acompanharia, e o mais importante, não sofrer com derrotas. Aprender a respeitar e se alegrar com a vitória dos times dos outros.

O Ilo, que sempre está calado, que não acreditava muito na Olimpíada, percebeu a beleza de tantas pessoas reunidas em torno do esporte, pensando saúde, com alegria. E se emocionou, com a garra e a coragem dos atletas que possuem alguma deficiência – física ou mental.

E você? Como está acompanhando os jogos olímpicos? Aproveite para conhecer novas modalidades de esportes. Pense na importância dos exercícios físicos, da disciplina, da força de vontade e da persistência que a gente tem que ter para conseguir alguma coisa. Olhe os exemplos desses atletas!