Visita à Escola - parte 2

No segundo dia de visita ao Colégio Fagundes dos Reis, a Lazinha e o Teo já foram mais tranquilos. E estavam acompanhados da autora das Estórias Diferentes!

Participaram de um encontro no quinto ano, para contar sobre a Floresta dos Rolls e sobre a cidade em que moram - Regolish.

Logo de início, até pensaram em sair devagarinho, como se estivessem entrado no lugar errado... pois todos eram muito alegres, falavam alto e conversavam entre si, até esquecendo que tinham convidados. Mas foi só um instantinho, pois a curiosidade aumentou, o barulho diminuiu e começaram a trocar informações.

A Lazinha falou um pouco sobre o colégio de Regolish - onde se vive no dia a dia a inclusão – onde as diferenças são formas de enriquecer o aprendizado.

Ela e o Teo contaram que uma das maneiras mais comuns de trocarem ideias e estudarem é através do teatro. E que podem representar uma história de um dos livros da biblioteca, um acontecimento de algum amigo ou tratar de alguma discussão ou diferença entre eles. Costumam fazer máscaras para suas apresentações.

MÁSCARAS DOS SENTIMENTOS

ou

MÁSCARAS DO HUMOR

Onde se representa o que está sentindo. Cada um faz a sua máscara.  O Teo tinha levado as máscaras de um dos seus amigos, o Chida.

E foi aquela alegria - todos querendo brincar com elas.

E vejam só, a maioria dos alunos do quinto ano, já tinha participado de peças teatrais! E conversaram um pouquinho sobre sentimentos e o jeito de cada um na sala. Uns quietos, outros alegres, ou MUITO alegres, inquietos, saltitantes. Outros tristes ou envergonhados... Mas todos iguaizinhos no jeito alegre e simpático de receber os pequenos de Regolish!

Teve foto da turma na maior alegria! E também sinalizando em LIBRAS, o quanto tinham gostado desse encontro!  

E a Lazinha e o Teo, saíram da sala de aula, com a certeza de terem novos amigos e com uma vontade imensa de contar para a turma, a nova aventura.

Após um pequeno lanche, os dois amigos assistiram ao encontro entre a autora das Estórias Diferentes e as professoras do colégio. Diretoras e vices participaram das boas vindas.

Trocaram experiências e ideias em como interagir entre a realidade de um dia a dia escolar e a magia dos contos, através das Estórias Diferentes.

 Que orgulho!

E uma vez mais a Lazinha se emocionou, pois viu que as “Pro” (professoras) dali, eram muito parecidas com as de Regolish - no carinho, na atenção e na preocupação de melhorar a qualidade de ensino e  principalmente,  como enfrentar e superar as dificuldades das ações inclusivas.

Leia a primeira parte dessa história: Visita à Escola - parte 1

Saiba mais sobre o Colégio Joaquim Fagundes dos Reis em Passo Fundo e seu trabalho de inclusão, inspiração dessas estórias. E você também pode conferir o que é Interatividade.