Os pequenos de Regolish

 

CHIDA

É um dos pequenos mais alegres e ativos de Regolish. Brinca tanto que conhece quase a Floresta dos Rolls por inteiro. É muito falante, faz amigos muito fácil. De vez em quando, fica meio irritado e sai puxando briga com os amigos. Mas passa logo. Com o Chida, ninguém fica parado – é um vai e vem danado. De vez em quando, fica meio triste, mas quase sempre anda agitado, alegre demais. É exagerado em tudo. Faz 10 coisas ao mesmo tempo e praticamente, não termina nada do que começa. E quando dispara a falar, não para. É muito inteligente; mas fica nesse vai e vem de muita agitação, é difícil fazer a lição ou parar quieto na sala de aula. Seus pais ficam um pouco preocupados com os vai e vem do Chida, pois no meio daquela agitação toda, de repente, fica triste, quieto e cara amarrada. Parece uma montanha russa de sentimentos!  

O que o Chida mais gosta de fazer?

Na maior parte do tempo, toda e qualquer atividade animada. Se destaca nas peças teatrais da escola. Chega a fazer mais de um personagem – decora tudo super fácil, tem uma visão geral da peça e sempre improvisa alguma coisa na hora. Quando bate uma tristeza e fica com dificuldade de se apresentar, prefere ler – é “vidrado” em histórias em quadrinhos. 

 

ZITA

A Zita é uma pequenina muito quietinha. Difícil vê-la sorrir. Aplicada nos estudos. Tem uma família muito querida, todos cuidadosos com ela. Seus professores sempre a elogiam, pois presta atenção nas aulas. Tem amigos legais.

Mas sempre tem alguma coisa “meio que travando” a Zita. Faz tudo bem   d e v a g a r i n h o. Se puder ficar sentada quieta, sem falar muito, ela fica. E mesmo sem saber o porquê, ela sempre está com vontade de chorar.

Vai prá escola meio empurrada, apesar de gostar de estudar. Tem sempre a sensação de que está muito cansada. Para ela, tudo é difícil. Muito diferente do Chida. Às vezes, ela fica brava, irritada com tanta agitação. Tem épocas, que a Zita tem a impressão que a floresta perdeu a cor...

O que a Zita mais gosta de fazer?

Bordar, fazer trabalhos manuais como, crochê, tricô e tear. Ajuda no foco e concentração; distrai com cores; expressa seus sentimentos através desses trabalhos. 

 

LAZINHA

Gosta de estudar, é muito inteligente; lê muito. Sonha em ser produtora de TV. Quer fazer quase tudo em uma TV – filmar, dirigir, escrever roteiros, entrevistar pessoas.  Tem um jeito muito natural de organizar as coisas. As Seus cadernos estão sempre impecáveis. Quando os amigos estão reunidos, é ela que consegue organizar as brincadeiras, preparar as excursões. Uma coisa que chama muito atenção na Lazinha, é a sua generosidade. Está sempre pronta a ajudar, colaborar. Faz trabalhos voluntários na escola, em associações. Se observa alguém meio fora do grupo, rapidamente se aproxima, puxa conversa e a traz para a roda de amigos.

O que a Lazinha mais gosta de fazer?

Participar de atividades sociais voluntárias. Organizar; estudar e pesquisar sobre projetos e trabalhos sociais. Esse espírito de cooperação tão organizado traz um amor para produções de vídeos e trabalhos jornalísticos. 

 

TEO

É o mais velho dos amigos de Regolish. Calmo, tranquilo, consegue conviver com a agitação dos pequenos, numa boa.  É o mais novo dos irmãos que já estudam fora, em Roligon. Sua família viaja muito. Ele aprendeu fotografia, só para registrar suas aventuras e poder contar para seus amigos. Aprender fotografia, requer paciência e dedicação. Junto com “tirar” fotos, aprendeu a catalogá-las, acertá-las com aplicativos da internet. 

Viaja tanto que aceitou a ideia da Lazinha e resolveu escrever um Diário com todas suas viagens.  Você pode acompanhar As viagens do Teo, através do seu diário.

O que o Teo mais gosta de fazer?

Viajar e tirar fotografias; instala programas que trabalham suas fotos; mas gosta demais do desafio de tirar uma boa foto – com enquadramento correto, luz apropriada, flagrantes de cenas ou momentos diferentes.

 

KIKO

O Kiko adora correr, não consegue ficar quieto, super agitadão. Brincalhão. E pensa o tempo todo em comida. Brinca, pula e corre tanto que mesmo comendo muito é magro.

Seus pais descobriram que é necessário falar muito com ele, estabelecer limites, dando uma certa disciplina no seu dia. Hora de fazer a lição, lanchar, ver TV ou brincar. Senão, ele vai ficar com a TV ligada, com volume alto, sujando toda a sala com pipocas, balas ou vai largar tudo bagunçado prá jogar bola lá fora e esquecerá de fazer sua lição.

Assim como o Chida, ele não para. Só não tem aquele vai e vem, tipo montanha russa do Chida – tristeza-agitação-tristeza.  O Kiko é agitado, está sempre pensando em alguma brincadeira, mas consegue fazer muito bem sua lição, pois ele quando quer - se concentra e faz.

O que o Kiko mais gosta de fazer?

Jogar futebol. Assistir a partidas de futebol. Colecionar tudo a respeito de jogos e jogadores. Comer, comer... lanchinhos, comidinhas e comidonas! 

 

NINA

Ser amigo da Nina é uma festa só! Mas também requer muita paciência! Apesar de ser uma boa amiga, ser até carinhosa, é agitada, fala alto, quer ser a primeira na fila, nos jogos, em tudo! Tem dificuldade em escutar os outros, quer sempre falar, saber de tudo logo. Está sempre querendo algo, sempre ansiosa por algum motivo. Quer até ser mais tranquila, conversar numa boa com a Zita, escutar as histórias do Teo, fazer suas lições e ter um caderno bonito, como a Lazinha. Mas não consegue. E está sempre comendo e comendo, prá ver se passa essa aflição danada que tem.

Foi morar em Regolish, pois seus pais souberam que a escola de lá era referência, no preparo dos professores, no trabalho junto às crianças, sua diversidade ou dificuldades.

 

O que a Nina mais gosta de fazer?

Pintar. Quadros, quadrinhos, tecidos, roupas. Trabalhar com cores, criar imagens, acalma

 

ILO

Todos se dão bem com o Ilo. É simpático, tranquilo, mas não se engane, ele também topa aventuras e brincadeiras, se o convidarem. É aquele amigão de todos. Gosta de tudo um pouco. Ou não gosta.... depende...

Se houvesse – através de alguma expressão – definir o Ilo, seria assim: “hein?...” ou não sei ainda...

É um pequeno que se mudou recentemente para Regolish. Vivia perto do Canto Sombrio da floresta e ele tem algumas lembranças do que viu por lá, que gostaria de esquecer.

O que o Ilo mais gosta de fazer?

Ele ainda está se encontrando, gosta um pouquinho de cada coisa.

 

GEO

É da turma do Teo, um pouco mais velho. Participa de algumas das brincadeiras. Mas, não fica muito tempo com o pessoal. Tem sempre um livro novo para ler.

O Geo conhece o mundo através dos livros. Viaja para lugares incríveis, atravessa a história, o tempo e a imaginação correm soltos.

Se algum dos pequenos está com dificuldade, ou dúvida, recorre ao Geo. Tem sempre uma citação de algum livro apropriada para o momento.

O que o Geo mais gosta de fazer?

LER ! Passear na biblioteca.

 

JUÁ

O Juá mora do outro lado de Regolish, em uma casa mais afastada com um enorme quintal; mas ele nem dá muita bola para as árvores e flores da sua casa. Tem uma preguiça danada para brincadeiras e esportes ao ar livre. É ligado em computadores, tablets, celulares - qualquer aparelho que tenha algum tipo de joguinho ou aplicativo. É um pequeno tranquilo, de pouca conversa – só dispara a falar do que gosta: jogos eletrônicos, aplicativos e que tais.

Como está um pouco acima do peso, ele é um “tantinho” envergonhado... tenta “desaparecer” no meio dos outros.

O que o Juá mais gosta de fazer?

Ficar frente a um computador com joguinhos, novos, aplicativos diferentes, “navegando” na internet.