Festas juninas

Mês de junho é um dos meses mais alegres de Regolish! Todo a semana tem algum tipo de comemoração!

Esse ano, as famílias da Nina, do Kiko e da Lazinha, iniciaram as brincadeiras, na segunda semana de junho. Ao invés de bandeirinhas, as ruas entre as suas casas foram decoradas com corações pendurados!



Dia 13 é dia de Santo Antônio, que é conhecido como casamenteiro! Decidiram distribuir maçãs caramelizadas, chamada de maçã do amor.

O Kiko ficou responsável de passar de casa com sua bicicleta para distribuir as maçãs, com um bilhetinho da Lazinha. A Nina enrolou cada mação com celofane de corações e arrumou com fitinhas em uma cesta linda.

A quarta semana de junho tem a comemoração de São João, que é conhecido como o santo mais festeiro! O Teo, Geo e Ilo, que moram perto da pracinha e Regolish, decoraram a praça, fizeram “barraquinhas” com brincadeiras de “pescar” prendas, distribuição de milho, pipoca e amendoim. E todos colaboraram para a decoração e até mesmo formar uma quadrilha para festejar São João.

Tiveram o cuidado de fazer as bandeirinhas com papel de revistas velhas, para aproveitar material.

A Zita preparou um grande mural, com ilustrações e fotos de diversas festas. O Juá ficou encarregado de escolher as músicas e instalar alto falantes.

O Chida pesquisou sobre as origens desta tradição tão bonita do mês de junho e  vai formando uma roda de amigos na pracinha para esclarecer:  

As festas juninas têm origem em tradições pagãs, pois não tinham relação com as tradições cristãs. As pessoas realizam festas para agradecer os deuses da natureza e pedir fartura nas safras. Essas comemorações eram cheias de danças e comidas especiais.

Com o passar do tempo, a festa junina se seguiu pela Europa e chegou até Portugal. Lá, a dança conhecida como quadrilha se tornou muito popular. Reunir-se em torno da fogueira também virou uma tradição.

E essas tradições e costumes forma tomando conta dos povos, adaptados às tradições cristãs. As festas juninas são comemoradas nos dias de três santos populares: Santo Antônio, São João e São Pedro. Cada um deles tem suas próprias histórias e tradições.

Santo Antonio (dia 13) é casamenteiro. São João (dia 24) é festeiro e São Pedro (dia 29) é o porteiro do céu e o santo “da chuva”. São Pedro e São Paulo eram considerados os apóstolos mais importantes, e por isso, o dia 29 é considerado o dia de São Pedro e São Paulo.

 
 

Dicas & cuidados nas festas juninas:

  • Brinque, comemore as festas juninas com responsabilidade!

  • O barulho das bombas e fogos incomoda idosos, bebês e os animais.

  • Balões são MUITO perigosos e causam incêndios.

  • Utilize material reciclado, aproveite o que tem em casa para decorar.

  • Cuide para limpar as ruas e praças depois das brincadeiras.

Você tem uma história de festa junina para contar?

Alguma brincadeira? Conte pra gente aqui

 

Anterior
Anterior

Brincadeira ao contrário

Próximo
Próximo