Saudade e tristeza

Lazinha

A Lazinha estava no seu quarto e de repente, “bateu” uma saudade danada do seu gato Bóris. Há alguns anos, seu gatinho, já velhinho, morreu. Até hoje vez em quando “bate” a tal saudade, agora só com as boas lembranças dele

Quanta coisa aprendi de lá para cá, pensou a Lazinha.

Quando o Bóris morreu, foi uma agonia no peito, uma dor horrorosa e parecia que nunca ia parar de chorar.

Além dessa dor, além da tristeza ela lembrou até com vergonha, como tinha sentido medo. Medo de que aquela tristeza pela perda do Boris, a fizesse ficar como a sua amiga Zita, tristinha para sempre.

Foi preciso sua mãe conversar, esclarecer e depois quando foi ficando maior, ler sobre tristeza, luto e depressão, para entender a diferença:

Há tristezas que podem ser muito fortes, como o luto pela perda de alguém ou de um bichinho. Há tristezas por não poder ter ou fazer alguma coisa. Mas são tristezas que de alguma forma melhoram com o tempo. São passageiras.

E há uma tristeza maior, mais intensa, que até desanima é um transtorno chamado depressão, que precisa de cuidados pois não é algo simples e passageiro.

E a Lazinha lembrou como foi importante ela e seus amigos entenderem o que a Zita tem. Pois só assim saiu o medo de “pegar” alguma coisa. Nossa pensou a Lazinha dá até vergonha esse tipo de preconceito. As conversas com os pais e professores foram importantes. A Zita é uma amiga querida, igual a todos nós, pensou ela.

E a Lazinha lembrou, mesmo depois de tanto tempo, que sua mãe a abraçou carinhosamente e falou:

Eu sei que você está triste, muito triste, tenho visto você quietinha, desanimada, sem querer ver TV e toda hora com vontade de chorar.

Isso não é doença Lazinha, é uma tristeza que vai passar com o tempo. Todos nós sabemos que você está muito triste porque o Bóris, seu gato lindo morreu. Isso acontece filha. E ficar triste por este tipo de motivo – saudade, luto – não quer dizer que você tem depressão ou alguma doença. Isso é tristeza que todas as pessoas têm.

Tenho uma ideia – escreva uma carta para o Bóris. Isso mesmo – uma carta para seu gatinho que foi embora...transforou-se numa estrelinha no céu

Aqui em Regolish, a gente conversa com os bichos e com as estrelas!

Nessa carta, conte da saudade que ele deixou e principalmente lembre das coisas bonitas e das engraçadas do jeitão dele de ser. Assim a saudade fica mais fácil de ser sentida e você vai gostar de homenagear o Bóris!

E a Lazinha até deu risada do que tinha escrito e do quanto aliviou sua tristeza escrever para seu gato. Até hoje, quando “bate” uma saudade do jeito dele, ela dá uma olhada no céu, imagina qual estrelinha é o Bóris e conversa com ele! 

Você já perdeu algum bichinho? Está muito triste ainda? Faça como a Lazinha.

Lazinha

Você pode escrever uma cartinha… ou desenhe…

Fique bem!

Se quiser, conte para a gente. Clica aqui! 

Anterior
Anterior

Obrigado bombeiros

Próximo
Próximo

Trabalho em equipe