Ilo e sua história

A Campanha Brilho no Olhar fez que cada um pensasse um pouquinho sobre seus vizinhos, conhecidos e familiares... será que havia alguém meio esquecido?

Prepare seu coração porque essa é uma história longa,
triste e bonita ao mesmo tempo!

Ilo

Depois do Juá sair correndo para ver sua Bisa e fazer voltar o brilho no olhar dela, foi a vez do Ilo ficar quieto e pensativo. Sua história foi contada entre amigos, em uma sala virtual, muito carinhosa, muito respeitosa...

Ele veio lá do Canto Sombrio da Floresta dos Rolls. Desde que chegou em Regolish com sua mãe e irmãos, ficou tão feliz, tão aliviado, que até tirou da memória que era de lá. Muitas vezes quando as lembranças não são boas, a gente prefere esquecê-las.

Nem todas as famílias têm histórias bonitas para contar. O Ilo tem lembranças tristes e muito ruins do tempo em que viveu no Canto Sombrio. Seu pai era um grandalhão que bebia e brigava muito. Sua casa tinha gritos, brigas, medo e tristeza.  

Depois que seu pai foi embora, sua mãe teve que trabalhar muito e foram morar com sua avó. Era uma casa apertada, onde já morava sua tia, com uma história mais triste que a da sua mãe. Apesar dessas tristezas, sua avó tinha um olhar suave e era muito carinhosa. Ria muito pouco, tinha um olhar meio sem cor; mas abraçava suas filhas e netos de uma forma tão gostosa que até iluminava a sala!

Ilo e sua avó

O Ilo percebia tudo isso: muito carinho para compensar medos e tristezas. Mas esse amor não conseguiu trazer o brilho no olhar para sua tia. Ela estava se escondendo de um namorado que a maltratou muito. Mais que ossos quebrados e roxos na pele, sua alma estava dilacerada, estraçalhada, rasgada, torturada (essa eram as palavras que sua tia descrevia a dor que sentia).

E a dor foi tanta, que ela quis acabar com esse sofrimento. Até hoje o Ilo sente arrepios ao se lembrar dos bombeiros chegando, correndo e levando sua tia para o hospital. E aquelas palavras murmuradas, ditas bem baixinho... tentativa de suicídio, quis se matar...

Foi tudo muito intenso e confuso. A aflição dos adultos é tanta que às vezes esquecem que as crianças, além da mesma dor, ficam inseguras, com medo e sem entender muito o que está acontecendo.

O Ilo, abraçado aos seus irmãos, ficou ali parado, vendo tudo que acontecia. Não adiantava tentarem esconder. Eles viram, estavam ali, encolhidos com medo, sendo como que engolidos por um dragão desconhecido chamado desespero....

Foi nessa correria, que aconteceu algo incrível que o Ilo nunca vai esquecer. De repente sua mãe olhou os viu; ficou ali parada, olhando para eles - um olhar diferente de tudo que o Ilo conhecia - foi um olhar de MÃE!

Sua tia demorou um pouco para voltar, mas retornou com corpo e alma mais equilibrados. Sua avó parece que envelheceu um “tantão” de anos em poucos meses, mas continua serena, querida e carinhosa.

Mãe do Ilo

Sua MÃE, depois daquele olhar, ah! Foi incrível! Parece até que fez uma mágica!

Procurou um psicólogo (pessoas que ajudam a entender as situações) para toda a família. Conversou com todos nós seus filhos, explicou que muitas vezes existem essas tristezas tão grandes que as pessoas não se dão conta que estão perdendo o colorido e o brilho. Mas que dava para mudar.

Foi assim que ela mudou de emprego, de casa – saiu do Canto Sombrio para morar em Regolish. Ainda trabalha muito, mas divide seu tempo entre trabalho, estudo e brincadeiras.

Ufa. Todos queriam estar lá no Recanto Mágico para poder abraçar o Ilo e seus irmãos. Por puro carinho. Para no abraço, dizer, tipo assim: “Conte comigo!” O recado foi dado por zoom mesmo...

A Campanha Brilho no Olhar, fez o Ilo se aproximar mais de seus amigos com e sua história que estava escondida. Fez também ele começar a escrever cartas para sua avó que ficou lá naquela casa, com sua tia.

Que essa história possa levar carinho e abraço para quem está passando dias difíceis. 

Se você estiver passando por uma situação triste, que está incomodando, conte conosco, converse conosco, os amigos de Regolish, podem ser seus amigos! Clica aqui!

Conheça a “Campanha Brilho no Olhar

Anterior
Anterior

Cadê a Lazinha?

Próximo
Próximo

O passeio da Zita - 2